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Mulher sorridente de cabelos grisalhos, usando óculos e camisa branca, sentada em um sofá com um celular na mão.
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e aproveite cada vantagem do seu plano.

Essas são apenas algumas das facilidades que o aplicativo Unimed-BH oferece. No Blog Viver Bem, você pode conhecer mais recursos disponíveis e descobrir como usar o aplicativo para cuidar da sua saúde com mais comodidade.

 

Como realizar o meu primeiro acesso no aplicativo

Para seu primeiro acesso você precisará do número da sua carteirinha, data de nascimento e seu e-mail para contato. Caso não tenha acesso ao número de sua carteirinha, lembre-se de que ele está disponível em seu e-mail de boas-vindas ou pela opção 1 no Whatsapp com Manu no número 31 4020-4020.

Não sei o número da minha carteirinha para cadastrar no aplicativo, onde posso encontrá-lo?

O número da sua carteirinha está disponível em seu e-mail de boas-vindas ou pela opção 1 no Whatsapp com Manu no número 31 4020-4020.

Perdi ou troquei meu celular e não tenho mais acesso ao aplicativo, o que fazer?

Você poderá instalar o aplicativo da Unimed-BH e fazer seu login normalmente. Caso não lembre de sua senha, use o recurso “Não consigo acessar”, em seguida “Alterar minha senha” e faça a redefinição. Caso não se lembre do e-mail de acesso, entre no aplicativo com o número da carteirinha (disponível em seu e-mail de boas-vindas ou pela opção 1 no Whatsapp com Manu 31 4020-4020).

Esqueci o meu e-mail de login, o que fazer?

Caso você esqueça ou não tenha acesso ao seu e-mail de login, basta acessar o seu aplicativo pelo número da carteirinha (disponibilizado na opção 1 no Whatsapp com Manu 31 4020-4020).

Solicitei alteração da minha senha e ainda não recebi o e-mail para realizar o processo, o que fazer?

Nesse caso, recomendamos que você verifique seu spam ou se a sua caixa de e-mail não está cheia. Se nenhuma das opções anteriores resolver, aguarde alguns minutos e faça a verificação novamente.

Como alterar o e-mail de login ou atualizar a minha senha?

Para isso você deve acessar o menu superior ≡ e clicar em “Minha conta”. Selecione “Alterar login” e atualize seu e-mail e/ou senha. Em seguida já poderá entrar com seu novo acesso. Caso não tenha acesso à sua conta, clique em "Não consigo acessar", em seguida na opção "Alterar e-mail de acesso" ou "Alterar senha" e realizar o processo. Você vai precisar ter seu celular em mãos para receber o SMS com o link para realizar a alteração.

Não consigo criar meu acesso no aplicativo, pois quando coloco e-mail ele informa que já está sendo utilizado, o que fazer?

O e-mail é uma chave única e deve ser utilizado apenas uma vez. Caso você tenha algum dependente utilizando esse e-mail, não será possível cadastrá-lo. Verifique também se você já não tem um acesso como cliente por outro plano em nossa operadora. Você poderá recuperar esse acesso clicando em “Não consigo acessar”, em seguida “Alterar minha senha” e gerenciar todas as suas carteirinhas por esse mesmo login.

Como trocar o acesso entre diferentes contas no aplicativo?

Para acessar outras contas, clique na foto no canto superior direito e selecione a opção “Entrar com outra conta”. As contas que você já acessou, permanecerão salvas, sem a necessidade de digitar novamente.

Por que não tenho acesso permitido em algumas funcionalidades do app?

Tem algumas possibilidades para essa situação:

  • Verifique se você faz parte de um plano empresarial. Se esse for o seu caso, algumas das funcionalidades só estão disponíveis diretamente com o RH da empresa ou administradora do seu plano.
  • Outra possibilidade é de quando você precisa visualizar informações de seus dependentes, porém eles são maiores de 14 anos. Nesse caso, elas estarão disponíveis exclusivamente pela conta individual de cada dependente.
  • Agora, se você é dependente de um plano, talvez a função que você queira acessar poderá estar disponível apenas para o titular.
Como gerenciar meus atalhos?

Na página inicial, você encontra um carrossel com suas principais funcionalidades no aplicativo. O último botão dessa lista é o “Gerenciar atalhos”, nele você pode escolher as principais funções/serviços para você e colocá-los no acesso rápido.

Por que não consigo acessar os resultados de exames?

Essa situação pode acontecer nos seguintes cenários:

  • Só é possível ver os resultados de exames laboratoriais e de imagem de prestadores parceiros ou da Rede Própria da Unimed-BH.
  • Para exames considerados sensíveis, os resultados não são disponibilizados pelo aplicativo, nesse caso há necessidade de comparecer presencialmente à unidade de realização para receber o resultado.
  • Se você é o titular do plano e está no perfil de um dependente, não é possível visualizar resultados de exames de dependentes maiores de 14 anos. A partir dessa idade, cada dependente deve acessar os exames pelo próprio login.
Como acessar atestados e/ou receitas dos meus dependentes?

Para o titular do plano, é somente permitida a visualização de exames, atestados e receitas dele mesmo e de seus dependentes menores de 14 anos. A partir dessa idade, o acesso a essas informações fica disponível pela conta individual de cada dependente.

Como pesquisar especialidade para agendar consulta?

Nossa pesquisa funciona de maneira inteligente, possibilitando várias combinações. Você poderá buscar pela especialidade (ex. cardiologia) ou subespecialidade (ex. ortopedista joelho), nome ou sobrenome do médico, condição médica ou serviço (ex. vitiligo, catarata, DIU...), terapias multidisciplinares (fisioterapia, psicologia...) ou combinar dois termos como nome do médico e sua especialidade (ex. Maria geriatra).

Caso queira um resultado mais personalizado, tente explorar os “Filtros” que ficam logo acima do primeiro resultado da pesquisa. Lá você poderá filtrar por cidade ou endereço, gênero do médico ou período no calendário. Depois, ordene seu resultado por data mais próxima ou menor distância, de acordo com o seu objetivo.

Onde encontro a área de consultas presenciais, on-line e pronto atendimento?

Todas as possibilidades de atendimento estão no menu da tela inicial do aplicativo em “Consultas”. Lá você encontra as opções de acordo com seu plano ou da pessoa para quem você deseja agendar (dependentes ou outros clientes Unimed-BH). E mais: encontre sua agenda, retornos e histórico de atendimento, favoritos, guias de rede e acesse os serviços de “Renovação de receita” e atendimentos on-line de urgência.

Como saber onde devo ir quando estiver passando mal?

Quando não estiver se sentindo bem, você pode escolher a melhor forma de atendimento de acordo com a sua necessidade:

  • Consultas agendadas: presenciais ou on-line, para casos não urgentes.
  • Atendimento on-line de urgência: para situações que precisam de avaliação rápida, sem sair de casa.
  • Pronto atendimento presencial: quando houver necessidade de atendimento imediato e presencial.
  • Renovação de receita: disponível pelo app para continuar seu tratamento sem precisar de nova consulta.

Caso não tenha certeza de qual o atendimento indicado para o seu caso, você poderá usar o Onde Ir, lá iremos te recomendar o atendimento de acordo com seus sintomas.

Como pesquisar locais para atendimento quando estiver fora da área de abrangência da Unimed-BH?

Na aba “Consultas”, você encontra o guia de rede assistencial da Unimed Brasil, onde pode acessar locais para atendimento quando estiver fora da área de abrangência da Unimed-BH, que inclui Belo Horizonte e mais 45 municípios.

Como funciona a consulta para renovação de receitas no aplicativo?

A renovação de receitas é feita por meio de uma consulta on-line no aplicativo da Unimed-BH. O processo é simples:

  1. Você acessa o aplicativo e agenda uma consulta para renovação de receita. Lembrando que os horários disponíveis são sempre para o mesmo dia.
  2. Durante a consulta, o médico avalia sua necessidade e, se estiver tudo certo, emite a nova receita digital.
  3. Assim que a consulta termina, a receita já fica disponível no aplicativo para que você possa seguir com a compra do seu medicamento.

Importante: a receita não pode estar vencida há mais de 60 dias, só pode ser renovada até duas vezes seguidas e não pode ser do tipo azul ou amarela. Além disso, é preciso já ter passado em consulta com o especialista dentro do prazo exigido (6 meses para neurologia/psiquiatria e 10 meses para outras especialidades).

Onde acompanho o status das minhas guias de autorização?

Ao clicar em “Autorização de guias”, na página inicial, você irá visualizar todas as guias que tiveram autorização solicitada durante o ano e seus respectivos status. Você também pode filtrar as guias por ano, por tipo de solicitação e por situação da autorização.

Consigo renovar uma guia vencida?

Caso a sua guia estiver no status Autorizada, mas com validade expirada, você verá o botão Renovar guia na página interna. Já se o status for Vencida, não será possível renovar — nesse caso, consulte o médico para avaliar a necessidade de um novo pedido.

Onde realizo meu exame/procedimento da guia autorizada?

Ao clicar na guia, você terá ao final da página a possibilidade de pesquisar locais mais próximos de você, para realizar os itens da sua guia.

Como funciona a previsão de coparticipação?

A coparticipação é a parte do valor que você paga ao utilizar o plano (como em consultas, exames, procedimentos ou internações).

Na previsão de coparticipação, mostramos o valor estimado que você poderá pagar pelos itens de uma guia de autorização.

Importante: em casos de internação, a cobrança não é feita item por item. O valor é único, conforme as regras do seu contrato.

Como sei o prazo de retorno para autorização de uma guia?

Os prazos de retorno variam conforme a situação da guia. Na devolutiva sobre o status do pedido na página interna do pedido já é informado os prazos para retorno.

Onde encontro meu extrato de utilização?

A funcionalidade “Extrato de utilização” está disponível no menu superior ≡ dentro de “Financeiro”. Se essa for uma funcionalidade de seu uso recorrente, você também pode adicioná-la como um acesso rápido pelo “Gerenciar atalhos” em sua tela inicial.

Como consigo emitir meu Informe de Pagamento (IRPF)?

A funcionalidade de “Informe de Pagamento” está disponível no menu superior ≡ dentro de “Financeiro”. Basta selecionar o ano e fazer o download. Se essa for uma função importante, você também pode adicioná-la como um acesso rápido pelo “Gerenciar atalhos” em sua tela inicial.

Não tenho acesso ao meu Extrato de Utilização, como proceder?

Caso não tenha permissão para acessar essa função, verifique se você faz parte de um plano empresarial. Algumas das funcionalidades financeiras só estão disponíveis diretamente com o RH da empresa ou administradora do seu plano.

Não tenho acesso aos meus boletos e comprovantes, como proceder?

Nesse caso, verifique:

  1. Se for plano empresarial: algumas funcionalidades podem estar disponíveis apenas pelo RH da sua empresa ou pela administradora do plano.
  2. Se for dependente de plano: essa função pode estar restrita ao titular do plano.
Como gerar uma segunda via do boleto?

A funcionalidade de “2ª via de boleto e comprovantes” está disponível no menu superior ≡ dentro de “Financeiro”. Se essa for uma função importante, você também pode adicioná-la como um acesso rápido pelo “Gerenciar atalhos” em sua tela inicial.

Onde encontro minhas receitas, atestados e resultados de exames?

Todos os documentos como receitas, atestados e resultados de exames ficam disponíveis pelo Menu da tela inicial na opção "Minha saúde". Se alguma dessas opções for uma funcionalidade de seu uso recorrente, você também pode adicioná-la como um acesso rápido pelo “Gerenciar atalhos” em sua tela inicial.

Como compartilhar os resultados dos meus exames com meu médico?

Como compartilhar seus resultados com médicos Unimed-BH:

  1. Na sessão “Minha saúde”, clique em “Resultados”.
  2. Escolha um exame e clique no card “Compartilhe seus resultados e documentos com médicos Unimed-BH”.
  3. Digite o nome do médico ou o CRM desejado.
  4. Clique em “Continuar” para compartilhar suas informações de saúde pelo período que preferir.
  5. Para ajustar ou gerenciar compartilhamentos, vá até a aba “Gerenciar” e configure como desejar.
Não consigo acessar o ”Minha saúde” dos meus dependentes, o que fazer?

Para o titular do plano, é somente permitida a visualização da função “Minha saúde” dele mesmo e de seus dependentes menores de 14 anos. A partir dessa idade, o acesso a essas informações fica disponível pela conta individual de cada dependente.