13 Fevereiro 2020
Vai pra folia? Informe-se sobre as infecções sexualmente transmissíveis e saiba como se prevenir


O que são as IST?
As IST, infecções sexualmente transmissíveis, são doenças causadas por vários tipos de micro-organismos e transmitidas, principalmente, por contato sexual (oral, vaginal ou anal) sem o uso de preservativo.
A transmissão pode se dar também da mulher grávida para o bebê durante a gestação, no parto ou na amamentação; por transfusão de sangue contaminado ou por compartilhamento de seringas e agulhas.
São IST a gonorreia, a sífilis, a clamídia, a tricomoníase, o herpes genital, a hepatite B, o condiloma-HPV e o HIV/Aids, entre outras.
Como saber se você está com alguma IST?
As IST podem se manifestar por meio de corrimento, irritação, coceira, feridas, caroços ou verrugas nos órgãos genitais. Também podem causar dor durante a relação sexual, no ato de urinar e na região do abdome, abaixo do umbigo.
Às vezes, esses sinais e sintomas não são perceptíveis, principalmente nas mulheres. Por isso, lembre-se de que, mesmo na ausência desses sinais ou sintomas, se você não faz uso de camisinha, é importante procurar um médico.
Quais as consequências das IST?
Quando não tratadas corretamente, as infecções sexualmente transmissíveis podem trazer sérias consequências para a saúde, como o comprometimento da capacidade de ter filhos.
Algumas IST, como o HPV, podem predispor ao câncer de colo de útero ou de pênis. Muitas, como a sífilis, a hepatite B e o HIV, podem ser transmitidas da gestante para o bebê, trazendo graves problemas para a criança ou mesmo provocando aborto.
O HIV é o vírus causador da Aids, uma doença ainda sem cura, mas que pode ser bem controlada com o diagnóstico e o tratamento precoce. A Aids compromete o sistema de defesa do organismo, provocando a perda da proteção contra uma série de doenças e infecções.
Como se prevenir?
Métodos anticoncepcionais evitam a gravidez não planejada. Entretanto, relações sexuais desprotegidas podem trazer a contaminação pelo vírus do HIV ou outras infecções sexualmente transmissíveis.
Não é possível saber se uma pessoa é portadora de alguma IST pela sua aparência ou pelo tempo de convivência com ela. Por isso, é muito importante se prevenir sempre, usando camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais.
Já estão disponíveis para imunização duas vacinas contra o HPV, causador do câncer de colo de útero e verrugas genitais. Converse com seu médico.
Como deve ser o tratamento?
Se você suspeita que está com alguma IST, a primeira coisa a fazer é suspender as relações sexuais e procurar imediatamente um médico.
Só ele poderá fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento, além de fornecer orientações adequadas para você e seu(s) parceiro(s), que também deverá(ão) receber tratamento em certos casos.
Fique ligado!
O tratamento inadequado não impede as consequências da infecção, mesmo que os sintomas desapareçam. Não use medicamentos por conta própria, siga sempre orientação do seu médico. Procure sempre o serviço de saúde.