Libras
Acessibilidade
Manu

12 Janeiro 2023

Escola de Artes Instituto Unimed-BH: há 15 anos transformando o futuro por meio da arte

Histórias de transformação, pertencimento e superação ilustram o percurso da Escola de Artes Instituto Unimed-BH, criada a partir da escuta na comunidade. A Escola de Artes chega ao seu 15º aniversário com muitos motivos para celebrar, impactando positivamente centenas de famílias a cada ano. São 15 anos acreditando que é possível construir um mundo melhor por meio da educação e da arte.

 

As aulas de Balé, Jazz e Danças Urbanas, em parceria com o Camaleão Grupo de Dança, e Percussão, com o Grupo Cultural Arautos do Gueto, promovem cidadania e inclusão social. As atividades, que acontecem na Escola Municipal Hugo Werneck, também parceiro do projeto desde o início, propiciam ainda a descoberta de vocações e talentos, oferecendo um futuro com mais oportunidades para as crianças e jovens da comunidade.

 

Desde 2007, são desenvolvidas ações que visam melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens do Morro das Pedras, em Belo Horizonte. A iniciativa reforça o compromisso do Instituto em alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Dentre os ODS impactados, destaque para a ODS 3, Saúde e Bem-estar; ODS 4, Educação de Qualidade; ODS 8, Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 10, Redução das Desigualdades e a ODS 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis.

 

Em 2022, a Escola de Artes contou com 12 turmas, mais de 200 alunos inscritos e 178 famílias atendidas. Em uma pesquisa realizada no mesmo ano junto aos participantes, 94% dos alunos e responsáveis perceberam o aumento da autoestima como um dos principais benefícios do projeto. Outros dados relevantes são que 92% dos envolvidos relataram contentamento com as atividades desempenhadas pela escola e 74% dos integrantes acreditam que a Escola de Artes desenvolve, de forma consistente, ações que tem o objetivo de garantir saúde e bem-estar para todos.

 

O Instituto Unimed-BH celebra este grande marco e agradece aos professores, alunos, famílias e parceiros que permitem que essa linda história aconteça e se perpetue por tantos anos.

 

Para acompanhar as ações em comemoração aos 15 anos da Escola de Artes e conhecer alguns de seus integrantes, siga as redes sociais do @institutounimedbh.

 

 

 

Muitas histórias para contar!

 

 

 

Aluna de percussão

 

 

Uma das melhores maneiras de compreender o alcance das ações desenvolvidas é por meio dos próprios participantes. Conheça a seguir algumas histórias de quem constrói essa trajetória, dia após dia.

 

Para a Raquel, mãe da Nicoly e Maycon, alunos do curso de Danças Urbanas, o projeto transformou a percepção de mundo dos seus filhos. "A Escola de Artes é um divisor de águas em nossa família, o que nos faz acreditar em uma sociedade melhor. Só tenho a agradecer por todos esses anos de parceria e amor!”.

 

Para o aluno de percussão Alisson, a iniciativa representa uma importante ferramenta de socialização. “Eu era uma pessoa muito tímida. Com o passar do tempo, fui conseguindo me desenvolver, interagindo e me comunicando melhor com o grupo. Além disso, meus sonhos foram aprimorados e passei a enxergar oportunidades que não sabia serem possíveis”.

 

Para Dodô Silva, presidente do Grupo Cultural Arautos do Gueto, a iniciativa cria oportunidades e desenvolve o protagonismo dos jovens por meio da cultura. “A coisa mais importante em um trabalho como esse é a continuidade. Nesses 15 anos, foram muitas histórias contadas, muitas vidas e famílias impactadas positivamente. Que possamos olhar para a favela e ver a potência que existe ali, oferecendo cada vez mais oportunidades”, conta. Fabiana Romoaldo, que também faz parte do Arautos do Gueto, reforça: “A ideia é ampliar os acessos, contribuir com a mudança de rotina de crianças e jovens dentro da comunidade e, por meio da arte, torná-los protagonistas de sua própria história.

 

A arte contribui na formação do indivíduo como um todo e no desenvolvimento do seu espírito crítico. E o mais incrível, nesse processo, é que ele se estende a todos os envolvidos. Para que tudo aconteça de forma integrada e harmoniosa, é necessário um exercício diário que requer muita dedicação, disposição, envolvimento e, principalmente, amor.” completa Inês Amaral, professora de dança do parceiro Camaleão Grupo de Dança, sobre a dimensão do projeto.

 

 

Professora de dança

 

A Escola de Artes Instituto Unimed-BH integra o programa de Responsabilidade Social da Unimed-BH e conta com recursos diretos da Cooperativa, além das doações de médicos cooperados e colaboradores.

 

Conheça mais sobre o programa e as ações do Instituto Unimed-BH voltadas para a comunidade, acessando aqui.